sábado, 10 de marzo de 2012

Khalil Gibran: O Mar e o Amor

Gibran, Khalil-Retrato de Charlotte Teller
http://www.gibran-academy.com/

Mary minha amada Mary, tenho trabalhado o dia inteiro, mas não podia ir para a cama sem antes lhe dizer "boa noite".Sua carta mais recente é uma puro fogo, um corcel alado que me leva para uma ilha onde só consigo escutar múxicas estranhas, mas que um dia compreenderei
Os dias tem sido cheios destas imagens,vozes e sombras -e há fogo também em meu coração en minhas mãos.Preciso transformar toda esta energia em algo que faça bem à min,a voce, e às pessoas que nos são queridas.
Será que você sabe o que é queimar, arder num imenso braseiro, sabendo que este incêndio está transformando em cinzas tudo que existe de ruim, e deixando na alma apenas o que é verdade?
Oh, não existe coisa mais abençoada que este Fogo!

                                                            -10 Novembro 1911-  Gibran, Khalil_Correspondência



Almustafa o escolhido e bem amado, que era aurora do seu próprio dia,
esperara doze anos na cidade de Orfalés pelo navio que havia
de o recolher e levar de volta à sua ilha natal.
E no décimo segundo ano, no sétimo dia de Eilul, o mês das colheitas, subiu
à colina sem muralhas e pôs-se a olhar para o mar; e viu o seu navio aparecer
com a bruma.
Então as portas do seu coração abriram-se e a sua alegria voou longe sobre o
mar. E ele fechou os olhos e orou no silêncio da sua alma.
Mas enquanto descia a colina, apoderou-se dele uma grande tristeza e pensou
com o coração:
Como poderei partir em paz e sem mágoa? Não, não vou sair da cidade com
uma ferida no espírito.
Muitos foram os dias de dor que passei dentro das suas muralhas, e muitas
foram as noites de solidão; e quem pode separar-se da dor e da solidão sem
mágoa?
Espalhei demasiados fragmentos do espírito por estas ruas, e muitos são os
filhos da nostalgia que caminham nus por estas colinas, e não posso afastar-me
deles sem peso nem dor.
Não é a roupa que hoje dispo, mas uma pele que arranco com as minhas
próprias mãos.
Nem é um pensamento que deixo atrás de mim, mas um coração tornado
doce pela fome e pela sede.
No entanto, não posso demorar-me mais.
O mar que chama todas as coisas, chama-me também e tenho de embarcar....
Gibran, Khalil_O Profeta

"Descubrí el secreto del mar meditando sobre una gota de rocío." 
Fuente: Dichos espirituales, "Dichos", 1963 (póstuma).