miércoles, 11 de julio de 2012

O SUBDESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES DESENVOLVIDAS OU A IGNORÂNCIA DO SER COLONIAL


Dantes, ao princípio do século XIX, mais ou menos, em Europa e América as meninas e os meninos ao jogar subiam-se mais às árvores, e os tiranos não é que fossem mais criminosos que agora, senão que precisavam se abrir passo por meio das armas, simplesmente lutavam para ver quem iam ser no futuro, hoje o presente, os magnatas  das multinacionais, a classe privilegiada das famílias da grande máfia, massacrando à população Agora, as meninas e meninos ao jogar se sobem menos às árvores

A população foi crescendo, e a miséria também pelas duas terceiras partes do planeta. Enquanto, em parte de Europa Ocidental e  América do Nordeste ia-se conformando uma elite poderosa, que com o fim da segunda guerra mundial  assentava as bases de um sistema que oprime e deixa morrer de fome. Ao mesmo tempo, esse mesmo sistema capitalista roubava as fontes de riqueza a uma  boa parte do continente  africano e  Oriente Meio.

Enquanto, America Latina proclamava sua independência;¡abaixo os virreis!; mas o estamento privilegiado, o que deu lugar à burguesia que se tinha que ir conformando, (sistema capitalista, que progrediria em seu avanço favorecido pelos avanços científicos e tecnológicos) deixava o poder em mãos  dos antigos nobres castelhanos , fidalgos bascos de oficio navegantes que ali colonizaram, traidores de Euskal Herria , que estabeleceram linhagem desde os tempos de Isabel  a Católica, fidalgos portugueses que entraram por Brasil, venecianos, genoveses, marselleses…,são os que depois gestioavam quase todo o discurrir político das nações e povos de América Latina : liberais, conservadores ,radicais, nacionais…e até os colorados, de todas as cores, para que fique claro.


Desaparecida a ilusão por poder participar em outro sistema, habituando-nos ao clima da competitividad, nossas vidas transformam-se em máquinas das que se exprime
até  o suor que se transforma em ouro negro, escravos e escravas dos mercados que nos roubam, a cobiça de umas e uns poucos e a miséria de muitas outras e outros.
Agora é o momento em que o valor real do mercado tem que ser sustuido pelo valor solidario da gente que condiciona um povo, este deve ser o valor real. América Latina avantaja a Europa em isto, e não dizer  de  EE.UU., o mais subdesenvolvido e ignorante de todos os impérios, si é que possa  fazer-se estas gradaçãos nestes ministerios.

xurxo fernandez gonzalez