domingo, 30 de octubre de 2011

Memórias que achegam-se com a distância

Memórias da primeira infância, que ainda confunde a realidade com o desejo, a partilha de histórias bonitas. Minha mãe ... e eu me lembro como de reconfortante é que foi a sua vinda para o meu ninho para me dar as católicas boas noites, e na mais doce forma, com amor e coragem na delicadeza, ela se aproximava ao meu quarto de descanso e divertimento em entrega para minha paz e conforto nos meus sonhos e ansiedades possívels, fechava a cortina e comenzava a função. Eu acho que a letra foi esta: " Xesusinho da minha vida, você é uma criança como eu, então eu te amo tanto queu te dou meu coração, toma-lhe, toma-lhe, seu é e meu não  ...., e esta bela poesia, saia da boca materna, eu pensava que ela fez para mim essa composição..., mas a verdade eu realmente não acreditava tal, porque às vezes iam padresnossos, ou não sei bem se  foi primeiro narrado este nosso pai nosso, que eu achava como  muito oposto e tedioso, e logo depois o feliz acontecimento do meu novo amigo predisposto, eu deixava-me levar com aquele deixar-se levar do polhuelo abrigado, e olhava a ela entusiasmado, e meu gosto do impulso refleitava-se na sua fruição e sorriso , ¡que contentxs estábamxs minha mãe e eu ...!, ... e depois vieram as sinais cruzadas aqui e ali no meu corpo, esse que é o sinal da santa cruz e não sei que mais..., sinais da cruz na testa, ... no peito e não sei onde mais,que a empresa era extremamente jovial e comovedora, porque eu acho que era combinada de forma que jesusito meu novo amigo e essas cruzes é que mostravam a marca registrada desta parceria com ele, e sua mão suavemente pegava minha mão e guiava, e sim, eu dava o meu coração para outra criança ...; e agora, e até mesmo antes deste ponto é que com o passar do tempo vai un com o de querer manter na lembrança da mente..., e é a canção do que é, certamente, sincero e verdadeiro, motivo estranho e meridiano que eu dava meu coração para outra criança distante, e a alegria na sala estava ja girando, torcendo obstáculos para ficar a viver na mente, palavras e gestos de dança animada com um senso de conforto e paz ,adornando o tempo deste evento maravilhoso .. e minha mãe foi a mediadora dessa glória, daqueles que sutilezas são de nenxs voluntariosxs  em suas habilidades de adivinhação e destreças, ... e, claro, está todo bem colocado, normal ver todo o ritual como muito harmonioso e cheio de glória.

- E aqui, e aqui também! Eu disse, me pôs aqui outra daquelas pequenas cruçes ... como o fato de fazer saber ao novo amigo o descobrir da nossa alegria. E a função terminou, com um beijo na testa e sabanita e cobertora arribita.

E, finalmente, eu não posso deixar de proclamar: igreja católica maldita, ti que aproveitas-te da bondade das pessoas honestas. E agora ja  termino, xesusinho, não se preocupe, você não tem arrebatado meu coração, o que eu lhe din naquela noite era como uma lorotilha.

_quinta feira, 27 de outubro de 2011 ás 23:04

_xurxinho_