viernes, 22 de febrero de 2013

¡AQUELA LIÇÃO DE ASTRONOMIA!



-¡Vá!, parece que o peso das leis que gravitam neste espaço fechado são as mesmas que se  for a ignorante céu aberto e descoberto. Porque há quem  não  compreende  que o sol e a lua nos mostram sua condição humana de amor fora de toda diferenciação sexual, pois o único que se sabe é que se precisam, mas  nada mais germina. Deixam-nos a impressão de tudo isto no claro de lua, onde a terra agradecida, ao se despedir sol, oferece uma sublime iluminação que cai sobre  a lua, que a sua vez influe no carácter das marés e nas subidas e baixadas das pessoas. ¡Vá coisas que ocorrem nas  atrações!. Sabes que a amas e ela ou ele  a ti também, e ao vos cruzar deixais em vossa senda uma luz de amor, sem sequer conhecer-vos. Porém,¡ saiamos afora!, para saber se aprendestes algo da esta audição.



Por conseguinte, dispunham-se   já a sair ao exterior. Estavam  no corredor contíguo às escadas do primeiro andar, que separava iste da parte de abaixo, que se abria ao exterior por meio duma zona ajardinada com duas fontes de pedra. A mestra sentenciava as derradeiras pedagógicas descodificações,com o uso de apaixonada mímica e gesticulada oratoria:



-¡Dar-vos a mão em corrente libertaria!, como estrelas; e quando estejamos abaixo,no céu aberto, e sempre ligad@s, desenhem serpenteando constelações. Olhar-vos aos olhos e depois ao firmamento, com as bocas fechadas e coração aberto. Depois ¡chorem!, ¡rir!, ¡cantem...!; mais recordem que nessa resposta é minha dever avaliar. Por conseguinte, ¡minha pequena tropa!, ¡unam as mãos1, e quando soe a primeira e única nota que sairá desta ocarina que levo pendurada ao pescoço, será o sinal de que comece o serpentinilho.



Assim pois, uniram-se as mãos, baixaram as escadas, chegaram ao jardim e fizeram balanços,que depois ficariam na lembrança inquebrantável d@s jovens estudantes de astronomia no primeiro dia de escola.

Xurx@erencia

Licencia Creative Commons
¡AQUELA LIÇÃO DE ASTRONOMIA! se encuentra bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 3.0 Unported.