lunes, 21 de abril de 2014

SOFIA E SUAS FILHAS


CAPITULO I-SOFIA E SUAS TRES FILHAS

 

Fé,Esperança e Caridade viviam num castelo . A mãe se chamava Sofía, e acedeu a que suas filhas vivessem sozinhas num castelo própio se guardavam segredo inconfesavel.Ainda que em realidade não era inconfensavel o facto no que  estava fundado o segredo. Tinha matado ao pai Dom Ataulfo o simplão e ao filho maior, irmão das trigémeas,um menino ao que chamavam Otilio o sanguinário,pois com sozinho doze anos torturava às moscas com inrceível crueldade,as apertando em fios de seda e formando colares de fantasia. Da mãe, Sofia, dizia-se  dela  que todo o sabia porque era muito bisbilhoteira.Em realidade não era rainha nem nada de isso, tão só que okupou umCastelo,e isso é algo que dae prestígio.O certo é que era como uma rainha que ia de castelo em castelo e as meninas já não eram tão meninas e pediam liberdade para poder sair do castelo.A mesma que Ataulfo e Otílio.

O mais curioso de todo é a influéncia que exercia na atmósdera...,e como a devorava.Consumia-se num fogo lento Sofia.Ela cria que governava num castelo, e estava sempre indo de um sitio a outro.Ela tão só queria ter as meninas cerca e que não marcharam.Porque sim,o certo é que essas meninas existiam. Fé recitava como os anjos. Esperança tocava o arpa com o roçar de seus cabelos dourados de forma erudita e Caridade..., a que mais tarde das três chegou dançava e dançava elegantemente sem parar ao redor de si mesma. No seu interior não podia aceitar outra derrota, outra partida,e vivia com essa angústia, e o de que matara a Ataulfo e Otílio estava tão só na sua imginação. Otílio morrera num accidente e ela sentia-se culpável, e Ataulfo marchou e não voltou a saber dele.

 

 

CAPÍTULO II-A REVOLTA

 

 
Assim pois, Sofia deixara-lhe um castelo às meninas. Foi oferecido pela mãe a elas porque pediram liberdade. Sofia vivia no seu, ainda que o seu estava ao lado do de elas Enquanto, na rua explodiu a revolução.A gente ia dum sitio a outro e as meninas, que já não eram tão meninas jogavam com a soldadesca libertária. Sofia sintiu mais de perto que as meninas iam marchar de seu lado e fechou bem fechada a porta do castelo, o castelo delas, para que ninguem estevesse aí de lá fora,desses ambientes nos que Sofia sabia que se te derem a mão uma pode chegar a voar e não saber-se nada mais dela. Fé,a maior de todas e a mais valorosa tentava consolar a Esperança,a qual ternamente chorava apoiada entre os ombros de Caridade. Pobres criaturas!. Agora se davam conta da dor que se sentia ali ,sozinhas, sem ver mundo por estar tão cerca da mãe, sempre cerca dela e de seus sofrimentos ... Mais o certo é que as três irmãs,longe de desanimarse quando foram vencidas essas novas e novos amigos e se afastaram, seguiram com uma vida dedicada ao conhecimento e meditação trascendental. Embora agora... Acendiam varias candelas pela noite e juntavam suas mãos para aprender o som dos pássaros. Embora agora ... , a melancolia na que se encontravam, aumentava com as cartas de amor das e dos amigos da revolução, que lhes chegavam infiltradas por embaixo da porta . Assim pois, os dias passavam e as e os amigos da revolução, expulsados e expulsadas primeiramente do reino voltaram outra vez  à rua, e agora nas ruas se cantavam canções de vitória e esperança numa nova vida. A cada vez se pensava que estava mais cerca o grande acontecimento que viria a mudar as coisas, já que a monarquia, que tantos anos e séculos levava, ajudada sempre muito de cerca com golpes militares,de tal modo que não se sabia distinguir entre o torpe e militar da monarquia..A gente do povo singela tinha uma esperança aberta.... ,uma nova alegria de viver se respirava, A gente via-se em meio de todo esto...,  ...em meio de toda esta algravia...,...

Lá, onde Sofia e as imedações do castelo, onde as tres irmãs.... É que..., Sofia sentia-se que no meio da revolução...Sofia sintiu medo estando sem as suas filhas e se mudou para o castelo delas.

 

Um dia, logo dum par de meses, e no alto duma colina semi afundada ...apareceu... o corpo da verdadeira rainha desse reino. Sem vida. Introduziram-lhe uma tabuleta de pedra impressa na boca,que ainda hoje se conserva,e na que já a duras penas se pode ler a seguinte incrustação: SOFÍA. E AGORA  QUE?.

 

Da outra Sofia, a mãe das tres trigémeas, sabe-se que  seu castelo foi incendiado nas revoltas. Dizem que Sofia permaneceu com elas ate a morte..., quando a gente libertou o castelo das trigémeas, como uma grande alma respetuosa no meio do Océano que deixa que sejam suas filhas as que se salvem primeiro por um ave misteriosa que baixou do ceu. Chegado o momento ela preferiu sucumbir e não deixar-se levar por tal ave milagreira a outro mundo, com suas filhas.Chegado o momento ela permaneceu no seu último castelo..., o castelo delas..., esperando a morte.

 

 

Ter muito cuidado,minhas filhas...! Não vos deixeis enganar...!,dizia Sofia,enquanto a ave misteriosa e as e os da revolução iam-se também, cantando triunfas, Enquanto, Sofia ia-se murchando ...como se tratara-se... ...todo dum sonho...,com a cor da fantasia que sempre a acompanhara